Tuesday, November 18, 2008

Introdução a Erlang

Introdução:

Erlang é uma linguagem de programação de propósito geral, focada em concorrência e sistemas de tempo real. Esta linguagem foi criada pela Ericsson para suportar sistemas tolerantes a falhas, de tempo-real e ininterruptas. Estes requisitos, na época de sua criação até os nossos dias, é algo muito ousado. Mesmo hoje, temos dificuldades em fazer aplicações com estas características e por este motivo, voltamos um pouco no tempo e queremos reaproveitar conceitos que foram forjados pela prática e obter o melhor resultado possível com as ferramentas atuais.

Concorrência e "Actor Model":

Para concorrência Erlang segue o modelo matemático de atores... Para explicar, vamos criar uma metáfora atribuindo a cada processo determinadas capacidades ou características, neste consenso seria possível para um ator: tomar decisões locais, criar mais atores, enviar mensagens, determinar seu modelo de respostas, entre muitos outros. O "Actor Model" foi concebido em 1973 por Carl Hewitt, Peter Bishp e Richard Steiger. Este modelo foi inspirado por leis da física e influenciou fortemente linguagens de programação, por isso, para realmente entender Erlang, tenha estes conceitos em mente.

Processos e Troca de Mensagens:

A criação e manipulação de processos é algo trivial para Erlang, onde, threads são consideradas de difícil manipulação e inseguras, em muitos sentidos. Para driblar todos estes problemas, intrínsecos de threads, Erlang propõe uma arquitetura formada basicamente por processos (característica também dos SOs unix-like), intercomunicando-se por troca de mensagens ("Message Passing"). Esta é realizada sem usar nenhum tipo de memória ou variáveis compartilhadas, tornando cada processo uma instância independente também seu modelo de comunicação é assíncrono. Cada processo tem algo comparavel a uma fila de mensagens, recebidas de outros processos que ainda não foram devidamente tratados.

Com o uso do "Actor Model" podemos perceber um pouco do que nos é possível usando Erlang: ter uma série de pequenas partes do nosso programa assumindo ações e "tomando" decisões. Podemos abstrair parte deste conceito pensando em uma fábrica, ou linha de produção, na qual, cada colaborador faz uma parte das rotinas e repassa tratamento a diante, podemos também atribuir as figuras dos inspetores e gerentes, com o papel de atentar ao processo como um todo, orientando as melhoras e corrigindo pequenos problemas em tempo de execução.

Escalabilidade:

Outra face incrível de Erlang é a facilidade para fazer uma aplicação horizontalmente escalável, ou seja, podemos dividir os processos de Erlang por vários servidores distintos, e caso seja necessário, adicionar mais um servidor e, simplesmente, dividir a carga entre eles, o único requisito, é ter a Virtual Machine de Erlang instalada. Este modelo vai deixar as partes da nossa aplicação espalhadas, porem, os processos continuam a se comunicar da mesma forma, e com a mesma facilidade, mesmo estando em máquinas separadas. Esta feature reduz drasticamente a complexidade de manutenção.

Links:

http://www.erlang.org
http://www.erlang.org/doc/getting_started/part_frame.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Erlang_(programming_language)
http://en.wikipedia.org/wiki/Message_passing
http://en.wikipedia.org/wiki/Real-time_computing

4 comments:

Unknown said...

Parabéns pelo post. Eu sou um apaixonado por Python e estou muito interessado em Erlang para descrever partes do meu sistema que necessitem escalar.

Anonymous said...

Muito bom o seu post, parabéns.

Não conheço essa linguagem, mas pelo que pude observar é muito interessante...

Daniel de Oliveira Mantovani said...

É muito bom conhecer outras linguagens.

Dengue said...

Por favor, de exemplos de programas feito com a mesma, pesquisei e encontrei o Swing 3D, por isto cheguei aquí, parabéns..!